Tratamento com Botox 2018-06-17T17:04:33+00:00

da área neurológica!

Tratamento com botox

Tratamento com Botox

A toxina botulínica (conhecida popularmente como Botox) tem se mostrado uma excelente aliada no tratamento de doenças da área neurológica, que dificultam ou comprometem os movimentos do paciente, tais como: paralisia cerebral, sequelas pós-AVC, doenças genéticas e/ou degenerativas, traumatismos cranianos, etc. Hoje, o tratamento com Botox já está no rol de procedimentos dos planos de saúde e  figura como um grande trunfo para os pacientes, por duas grandes razões:

• O tratamento com Botox é, em si mesmo, uma terapêutica eficiente e que proporciona grandes melhorias em sintomas como distonia (movimentos involuntários), espasticidade (contrações musculares involuntárias), sialorreia (incapacidade de deglutição do fluxo salivar), blefaroespasmo (espasmos nas pálpebras), entre outros tão comuns a diversos quadros da área neurológica;

• O tratamento com Botox é também um grande aliado de diversas outras abordagens terapêuticas importantes, potencializando resultados em áreas como Fisioterapia, Fonoaudiologia, à medida que melhora as condições de manejo e as respostas do paciente.

O tratamento com Botox nos remete diretamente ao campo da Neurorreabilitação – um conceito relativamente novo na Medicina, que, nas últimas décadas tem revolucionado os tratamentos oferecidos aos pacientes com quadros neurológicos crônicos. Na ótica moderna, os plano de ação são sempre individualizados e privilegiam estratégias multi e interdisciplinares. Nesse sentido, o tratamento com Botox figura como um trunfo estratégico, capaz de oferecer melhores condições físicas para que o paciente possa avançar com melhores resultados em outras terapias e contribuindo diretamente para a melhoria de sua qualidade de vida.

Saiba mais

Porque diversas patologias, tanto em crianças, quanto em adultos, podem acarretar lesões no sistema nervoso central e resultar na perda de controle e/ou de força muscular, com impulsos nervosos passando a ser emitidos de forma ineficiente ou descontrolada do cérebro para os músculos. Com isso, surgem diversos sintomas que comprometem o controle e/ou a capacidade de movimentos, causam dores e dificultam muito a rotina dessas pessoas. Conduzido por um profissional devidamente habilitado, o tratamento com Botox age permitindo o relaxamento muscular e oferendo à pessoa grandes melhorias, que permitem não só ganhos imediatos na qualidade de vida (com menos dores e mais facilidades para o manejo no dia a dia), como melhores respostas aos outros processos terapêuticos, como a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional e a Fonoaudiologia, entre outras.
No tratamento com Botox, a substância (toxina botulínica) é aplicada diretamente no músculo prejudicado, em diluições específicas de acordo com os rigorosos protocolos de condução dessa terapêutica. As agulhas utilizadas nesse processo são muito finas e, em geral, o nível de incômodo é mínimo e perfeitamente tolerável pelo paciente. Uma vez injetada, a substância é capaz de bloquear a passagem do impulso nervoso para o músculo afetado, levando a um “relaxamento” da área, que perdura por vários meses.
Com o “relaxamento muscular” proporcionado pela toxina botulínica, o paciente experimenta uma melhora na amplitude dos seus movimentos e, com isso, em geral, também sente menos dores nas áreas afetadas por hipercontrações. Em geral, os resultados aparecem logo nos primeiros dias após a aplicação e duram diversos meses, sendo a indicação da frequência de aplicação variável conforme cada caso.
O tratamento com Botox pode ser útil em inúmeros quadros crônicos na área neurológica. Entre esses quadros estão, por exemplo, as doenças metabólicas de ordem genética, as sequelas de quadros infecciosos ou as complicações do parto, como a paralisia cerebral, lesões por traumas, sequelas pós-AVC, entre outras.
O profissional que realiza tratamento com Botox é um médico (neurologista, neurologista infantil ou fisiatra) devidamente habilitado e treinado, com a experiência necessária para a condução dessa terapêutica.
A Neurorreabilitação é um processo global e dinâmico, orientado para melhorar as condições físicas e psicológicas do paciente neurológico crônico, tendo em vista a sua reintegração social. Esse é um conceito que está associado a uma ideia mais ampla de saúde e de qualidade de vida. Nesse aspecto, o tratamento com Botox surge como um grande aliado das terapêuticas multidisciplinares, pois melhora as condições gerais dos pacientes assistidos.
  • Distonias em geral (movimentos involuntários);
  • Espasticidade em geral (contrações musculares involuntárias);
  • Sialorreia (extravasamento de saliva devido à falta de controle dos músculos orofaciais ou incapacidade de deglutição);
  • Torcicolo espasmódico;
  • Blefaroespasmo (espamos nas pálpebras);
  • Cãimbra do escrivão (distonia de tarefa específica, quando a mão ou todo o membro superior adotam uma postura anormal ao escrever);
  • Distonia de pé (postura anormal de um pé e um sintoma muito comum na Doença de Parkinson).

Os sintomas neuromusculares podem ser gerados por uma infinidades de situações, sendo que entre as mais comuns estão as doenças de ordem genética, as sequelas de quadros infecciosos, as complicações de parto, os traumas cerebrais e os quadros neurodegenerativos em geral. A título de exemplo, podemos citar então:

• Paralisia cerebral;
  • Microcefalia;
  • Síndromes metabólicas em geral;
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Doenças neurodegenerativas em geral;
  • Sequelas de acidente vascular cerebral (AVC).

Tire suas dúvidas