Blog da Vita

Ele mama e faz fama!

2011-12-12T00:00:00+00:00 12 de dezembro de 2011|Notícias|0 Comments

Por Simone Amorim,
Neurologista Infantil

Neste último final de semana, uma matéria veiculada pela TV Gazeta, afiliada da Globo no Espírito Santo, me encheu de satisfação. Qual não foi nossa surpresa ao saber que a história do Antônio, nosso garoto-propaganda quando o assunto é aleitamento materno, havia ido parar na televisão!

(confira a reportagem da TV no link http://redeglobo.globo.com/videos/es/tvgazetaes/emmovimento/t/edicoes/v/em-movimento-babycare/1725872/ ; já o post em em que contamos a história do bebê aqui no blog, se você não leu, acesse https://vitaclinica.com.br/blog-da-vita/a-historia-do-antonio).

O tema da reportagem era “baby care”, um modalidade de prestação de serviços aos quais as mães podem recorrer para auxiliar nos cuidados e adaptação dos recém-nascidos. E a questão da amamentação, uma de nossas bandeiras aqui no blog, estava lá, abrindo a matéria.

Estava lá também o Antônio, forte e saudável, como sempre, sendo amamentado por sua mãe que, conforme o relato que publicamos em primeira mão aqui no blog da Vita, foi persistente no propósito de dar de mamar, mesmo diante das dificuldades encontradas logo no início (com o leite empedrado e a falta de formação de bico suficiente no seio para que o então recém-nascido pudesse sugar esse alimento tão precioso para o seu desenvolvimento).

A história do Antônio e de sua mãe me enche de orgulho por várias razões. Temos laços familiares, conforme já tive oportunidade de comentar com aqueles que nos acompanham nas redes sociais. Mas, para além disso, é uma enorme alegria ver ganhar espaço nos meios de comunicação a temática da amamentação – tema importantíssimo sobre o qual tenho procurado abrir todo o espaço possível nas nossas plataformas virtuais, na intenção de transformar cada post sobre o assunto em um ato de sensibilização que leve esclarecimentos e ajuda a quantas mães pudermos alcançar.

O aleitamento materno não só cria uma barreira real contra uma série de doenças como também age ativamente no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, conforme apontam pesquisas científicas promovidas ao longo dos últimos 20 anos (confira um post em que falamos mais detalhadamente sobre esse tema em https://vitaclinica.com.br/blog-da-vita/descobertas-sobre-a-amamentacao/).

De minha parte, como médica, como alguém que tem acesso a meios de difusão de informação e, principalmente, como mãe, sigo aqui com essa bandeira. O assunto não se esgotará agora e seria muito bom ver aqui no blog relatos de outras mães que conseguiram superar suas dificuldades e, dentro das nossas possibilidades, também poder oferecer dicas que ajudem nas dúvidas mais recorrentes.

Por ora, ficam aqui os parabéns e agradecimento à Carolina, mãe do Antônio, que nos contou a sua história, partilhando com outras mães uma experiência muito rica de emoções e descobertas. Fica também o reforço de uma dica deixada por ela na altura: diversos hospitais públicos, pelo menos nas grandes cidades brasileiras, conta com bancos de leite que oferecem gratuitamente serviços de apoio e orientação às mães de lactentes. Portanto, em caso de dúvidas ou dificuldade para dar mamar, procure o serviço mais próximo de você, peça ajuda, exponha suas questões, mas persista no propósito de dar mais saúde ao seu bebê com esse gesto de amor.

 

Leave A Comment