Categorias: Artigos

O que é a Doença de Niemann Pick C

Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Compartilhe

Por Simone Amorim,
Neurologista Infantil

No fim da semana passada estive em Los Cardales, na Argentina, para o II Simposio Latino Americano sobre a doença de Niemann Pick C. Estima-se que esta doença aconteça em 1 para cada 120.000 nascidos vivos. Portanto é uma doença rara, porém, de evolução progressiva e muito grave, eu diria catastrofica.
Exatamente por ser rara, nem todos os profissionais estão atentos aos seus sintomas. Além disso, sua forma de apresentação clínica é muito variável, podendo muitos casos passarem anos sem serem diagnosticados ou mesmo receberem diagnósticos equivocados.

Niemann Pick C (NPC) é uma doença genética, de herança autossômica recessiva. Traduzindo: é necessário que o pai e a mãe tenham o gene defeituoso para transmiti-lo à prole.

A criança que herda esses genes de ambos os pais nasce com um defeito no metabolismo do colesterol, que se acumula dentro das células, principalmente nas células do cerebro, baço e fígado (o colesterol elevado no sangue visto nos exames de rotina não está relacionado a esta doença).

A doença pode se manifestar ao nascimento, durante a infância ou mesmo na vida adulta e, em cada fase, podemos encontrar uma variação grande de sintomas. Eis alguns recorrentes:

– Ao nascimento, o bebê acometido geralmente apresenta aumento no tamanho do baço e do fígado, ictericia neonatal (pelo comprometimento do fígado) e evolui com grave retardo do desenvolvimento neuropsicomotor.

– Na infância podem surgir sintomas como ataxia (desequilíbrio), comprometimento cognitivo, disartria (alteração da fala), movimentos involuntários (distonias), distúrbios de comportamento.

– Na vida adulta são comuns o surgimento de distúrbios psiquiátricos (algumas vezes diagnosticados como esquizofrenia); surgem os movimentos involuntários (distonias) e um quadro demencial evolui.

Em suas diferentes formas de apresentação alguns sintomas sempre acompanharão a doença e poderão ser uma pista muito útil para nós médicos, que muitas vezes nos vemos em encruzilhadas diagnósticas. São eles:

– Paralisia do olhar vertical (o paciente e incapaz de olhar para cima ou para baixo).

– Crises gelásticas (crises de queda pela perda do tônus muscular e que podem ser precedidas por riso).
Para o diagnóstico laboratorial da doença existem dosagens de enzimas especificas, testes bioquímicos em culturas de células e, em última instância, a análise molecular para detectar o defeito genético e confirmar o diagnóstico.

Como na maioria das doenças genéticas, ainda não há cura para a doença de NP-C, mas existem medicamentos que podem retardar ou estabilizar sua progressão. À luz de novos conhecimentos sobre como a doença ocorre, existem algumas novas possibilidades terapêuticas em estudo em diversos centros mundiais.

Essa publicação foi atualizada em 24 de agosto de 2019 15:22

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

8 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

8 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás