Qualidade de vida é o mais importante no Dia da Saúde

Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Compartilhe

Hoje, 2 de dezembro, é o Dia Pan-americano da Saúde. Esta é uma data instituída para que todo o continente americano, que guarda tantas diferenças sócioeconômicas, se mobilize em torno de campanhas preventivas e educativas que tratem de saúde, bem-estar e qualidade de vida, de uma forma geral.

Para quem trabalha o ano inteiro com essas questões, este é, acima de tudo, um dia de reflexão. É um dia em que somos tentados a fazer um balanço e verificar que ainda é longo o trecho a se percorrer até que o quadro chegue sequer próximo de ser considerado razoável… Mas também é preciso focar naquilo que é possível fazer aqui e agora, aquilo que está ao alcance das mãos e que pode contribuir para a construção de um quadro diferente logo ali na frente.

Quando nos propusemos a criar um blog de saúde para a Clínica Vita e a nos lançarmos nas redes sociais, o compromisso principal foi sempre o de compartilhar conhecimentos e informações que contribuam para as pessoas no seu dia a dia. Tratamentos disponíveis e pouco conhecidos, atitudes preventivas, medidas que auxiliam no bem-estar das pessoas, tudo isso faz parte dos temas que buscamos trabalhar.

Devido à minha especialidade, lido constantemente com patologias congênitas, isto é, quadros que não podem ser evitados, limitações que acompanham os indivíduos desde o seu nascimento e os acompanharão por toda a vida. Nessa perspectiva, passamos a valorizar ainda mais o conceito de qualidade de vida.

Para esses pacientes, especificamente, qualquer ganho motor, qualquer possibilidade de um pouco mais de autonomia e conforto, significa um grande salto em suas vidas.

Cheguei ontem aos EUA para mais um congresso sobre Neurotoxinas, em Miami. O evento começa no próximo dia 5 e vai até dia 8. Vou participar também de workshops amanhã e depois, com aulas e estudos práticos de aplicação de toxina botulínica em um centro de estudos.

Estou ansiosa por isso, tanto para ver de perto como as coisas estão a ser feitas por aqui, quanto para voltar a ter aulas de anatomia 20 anos depois de ter ingressado na faculdade de Medicina. Sim, as aulas são num laboratório de anatomia…Mas, ao longo da semana, eu voltarei a contar mais detalhadamente sobre o curso e a experiência da viagem aqui no blog.

Para o dia de hoje, pensando especialmente em todos os meus pacientes com comprometimento neurológico e cuja evolução eu venho assistindo, eu gostaria de mais uma vez lembrar que no Brasil, desde a década de 1990, temos uma legislação que permite o tratamento com a toxina botulínica.

Os planos de saúde cobrem e o SUS também. Esse foi um passo importante. Disseminação de informação, acesso amplo e formação de mão de obra competente neste campo são agora os nossos próximos desafios. E a qualidade de vida dessas pessoas é o que mais importa.

Essa publicação foi atualizada em 16 de setembro de 2019 10:14

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

7 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

7 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás