Blog da Vita

Evolução de técnicas traz avanços nas cirurgias de coluna

2013-04-08T00:00:00+00:00 8 de abril de 2013|Artigos, Destaques|0 Comments

Por Guilherme Foizer,
Ortopedista e traumatologista

Eventos científicos associados a treinamentos práticos são fundamentais na agenda do médico. Ser médico é, acima de tudo, ser permanentemente um estudioso. Em três dias acompanhando um curso sobre técnicas de estabilização dinâmica da coluna, em Miami-EUA, no Miami Anatomical Research Center, pude constatar que modificações significativas em benefício do paciente têm surgido nesse segmento.

As experiências globais na área da estabilização dinâmica da coluna somam já cerca de 15 anos e, neste momento, o que vejo são importantes modificações e evoluções da técnica original, além de novas indicações. Procedimentos que antes pareciam incompatíveis entre si, agora passam a se tornar complementares, oferecendo novas e promissoras possibilidades terapêuticas.

Alguns autores já descrevem, por exemplo, ótimos resultados obtidos através da combinação da estabilização dinâmica (que é realizada visando estabilizar um segmento vertebral comprometido, reforçando as suas estruturas, sem torna-lo um osso rígido , mantendo assim o movimento da coluna) com técnicas de descompressão (onde retira-se um componente que estaria “apertando” o nervo) e que foram por muito tempo vistas como antagônicas .

Tudo isso comprova como que estarmos atentos às experimentações e às observações científicas é fundamental na terapêutica médica.

É, portanto, um privilégio acompanhar e poder fazer parte de discussões como essas, onde técnicas, resultados e experiências são dabatidos e estudados para, depois, converterem-se em indicações seguras de tratamentos e intervenções cada vez mais eficazes ao paciente. Afinal, é para isso que trabalhamos.Acirurgia1

Na próxima semana, estarei em mais uma rodada de estudos.  Agora no Motion & Minimally Invasive Treatment Methods, também em Miami-EUA. A expectativa é grande. Em breve, compartilharei mais novidades aqui no Blog da Vita.

Leave A Comment