Blog da Vita

Pediatra alerta para riscos de complicações da catapora

2013-10-17T00:00:00+00:00 17 de outubro de 2013|Notícias|0 Comments

Noticia-seg.cataporaAgora, a vacina contra a catapora faz parte do calendário nacional de vacinação infantil. O programa anunciado pelo Ministério da Saúde, no início de setembro, tem como público-alvo exclusivamente as crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

Crianças maiores, que nunca tenham tomado a vacina ou sofrido a doença, também podem – e devem – ser imunizadas. Mas, nesses casos, os pais precisam recorrer a clínicas particulares.

Também conhecida como varicela, a catapora é uma das chamadas doenças virais da infância de maior incidência no Brasil.  Segundo a  pediatra e nefrologista infantil Ana Catarina Lunz Macedo,  o quadro pode ser grave e deixar sequelas.

“O paciente com catapora pode ter desde complicações simples, como infecção secundária por bactérias nas lesões de pele causadas pela doença, até complicações graves como a encefalite e a varicela hemorrágica”, detalha. As sequelas podem ir das indesejáveis marcas cutâneas às lesões neurológicas, quando há encefalite.

Segundo a médica, as “doenças da infância” geralmente têm um comportamento agressivo em adolescentes, adultos e em gestantes, registrando maior incidência de complicações e índices de morte. Mas em todas as faixas etárias existem riscos.

A pediatra ressalta ainda que o Programa de Vacinação do Brasil é um dos mais completos do mundo e que é importante que os pais e responsáveis façam a sua parte, comparecendo às campanhas e mantendo as carteiras de vacinação da criança atualizada.

Então, fica combinado assim:

1. Pais ou responsáveis por crianças na faixa dos 15 meses, que compõem o público-alvo da vacinação pelo programa nacional do Ministério da Saúde, devem ficar atentos ao calendário e cuidar para que a carteira de vacinação da criança siga em dia.

2. Pais de crianças maiores, que nunca tenham sofrido a doença e que ainda não foram vacinadas, devem procurar orientação com o pediatra, indagando sobre sobre a importância da vacinação e sendo orientado sobre como proceder.

3. Adultos que nunca sofreram a doença e que convivam com crianças não imunizadas e, principalmente, mulheres que pretendem engravidar e não são imunizadas devem conversar com o seu médico de confiança para ser orientado sobre a vacinação.

SAIBA MAIS

Quem deve tomar a vacina: as Sociedades Brasileiras de Imunizações e de Pediatria recomendam a vacinação de TODAS as crianças a partir dos 12 meses de idade. Os adultos que não tiveram a doença também devem ser vacinados. Crianças e adultos que tenham tido varicela são considerados imunes e não necessitam ser vacinados.

Quem pode ser vacinado gratuitamente: crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. Porque, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a vacina contra catapora está agora incluída na vacina tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Outros casos: os Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) do Ministério da Saúde também dispõem, gratuitamente, da vacina para indivíduos de risco para varicela: imunodeficientes e seus contactantes, candidatos a transplantes, transplantados, doentes renais, doadores de órgãos, pacientes sem baço, síndrome de Down, em uso crônico de AAS.

Na rede particular: quem não está contemplado nos programas gratuitos de vacinação do Ministério da Saúde pode tomar a vacina em clínicas de imunização de rede privada.