Mamar no peito beneficia o desenvolvimento neuropsicomotor

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Estamos em plena Semana de Aleitamento Maternoe essa é uma causa que apoiamos com a máxima empolgação.

Sempre que temos oportunidade, gostamos de chamar a atenção para um aspecto ainda pouco difundido em relação ao tema: a importância do aleitamento materno no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

Inúmeros componentes e nutrientes do leite da mãe estão, comprovadamente, relacionados ao desenvolvimento cerebral da criança. Vejamos alguns deles:

  • Os ácidos graxos desempenham papel fundamental nos sistemas que vão permitir o bom desenvolvimento da fala e da aprendizagem. Esses elementos químicos atuam no desenvolvimento do córtex cerebral, onde têm um grande papel na formação das sinapses (conexões entre os neurônios);
  • Já as proteínas, o cálcio, o fósforo, o magnésio e a lactose são nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento motor. Afinal, esses elementos estão diretamente relacionados à formação muscular e ao sistema que permite a contração e o relaxamento dos músculos do ser humano;
  • Zinco, cobre, selênio, iodo e ferro são minerais que também estão presentes no leite materno e são fundamentais para o desenvolvimento e a proteção do sistema nervoso;

É sempre bom lembrar que, para além da presença de nutrientes que influenciam diretamente na química cerebral, o ato de mamar no peito também envolve um exercício mecânico, que é de extrema importância para a criança.

A sucção, embora pareça fácil, exige do bebê esforços que irão estimular a sua coordenação motora e também estimular o desenvolvimento musculoesquelético da face, beneficiando, futuramente, os processos de articulação para a fala e a mastigação.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

9 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

10 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

2 anos atrás