Categorias: Artigos

O refluxo do bebê

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Por: Ana Catarina Lunz Macedo, pediatra e nefrologista pediátrica

Refluxo Gastroesofágico (RGE) é o nome dado para quando o conteúdo que está no estômago, retorna para o esôfago. Isso pode acontecer naturalmente com o bebê, quando ele regurgita após as mamadas, sendo chamado Refluxo Gastroesofágico fisiológico.

Nos bebês, quando esses episódios ocorrem com frequência e duração aumentadas, podem provocar a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Os sintomas mais frequentes dessa doença são regurgitações excessivas e vômitos, com perda de peso e crises de tosse, causados pelo contato frequente do conteúdo ácido do estômago com o esôfago. Isso acontece porque o esfíncter que existe entre o esôfago e o estômago ainda é imaturo nos bebês (veja ilustração).

Em bebês prematuros ou com poucas semanas de vida, a DRGE pode ser grave, provocando interrupções momentâneas da respiração, lentidão transitória dos batimentos cardíacos, e crises de diminuição da oxigenação, tornando a pele de coloração cinza-azulada. Essas manifestações são emergências médicas e requerem atendimento imediato.

Para os pais, perceber quando a regurgitação é excessiva, não é tão simples. Entre o segundo e o quarto mês de idade, 60% dos bebês saudáveis regurgitam normalmente, sem qualquer complicação. Com o crescimento existe uma melhora espontânea e gradual, com apenas 5% dos bebês mantendo a regurgitação em torno de um ano de idade. A consulta com o pediatra é fundamental para a orientação dos pais e para identificar quando o bebê necessita de tratamento.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

4 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

5 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás