1acaspa Frio, fadiga e estresse agravam os problemas com a caspa e a seborreiaPor Tallita Rezende
Dermatologista

A dermatite seborreica, também conhecida como Seborreia, é uma doença da pele que acomete o couro cabeludo, a face e algumas outras partes do corpo, especialmente aquelas abundantes em glândulas sebáceas, provocando eritema (vermelhidão), descamação oleosa e prurido (coceira).

Quando ataca o couro cabeludo, é mais popularmente conhecida como caspa. Trata-se de inflamação crônica da pele, que surge em indivíduos geneticamente predispostos, sendo, portanto, uma manifestação constitucional.

A causa da dermatite seborreica é desconhecida, mas a oleosidade excessiva e um fungo (Pityrosporum ovale) presente na pele afetada estão envolvidos no processo. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos. Por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade.

Nos recém-nascidos, também podem ocorrer manifestações da doença, devido a hormônios maternos ainda presentes.

Manifestações clínicas

A dermatite seborreica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. A doença costuma agravar-se no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional.

As manifestações mais frequentes ocorrem no couro cabeludo e são caracterizadas por intensa produção de oleosidade (seborreia), descamação (caspa) e prurido (coceira). A caspa pode variar desde descamação fina até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo.

A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações. Na infância, manifesta-se com crostas no couro cabeludo dos recém-nascidos e com irritação na região das fraldas, mas normalmente desaparece entre 8 e 12 meses de idade.

Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborreica são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (principalmente o contorno nasal, supercílios e fronte), pavilhões auriculares e região retroauricular e o centro da região torácica anterior e posterior.

Outras manifestações são a blefarite seborreica, que atinge as pálpebras, e a presença de lesões em áreas de dobra de pele, como as axilas e regiões inframamárias. Casos graves de dermatite seborreica podem evoluir para a generalização das lesões, atingindo extensas áreas da pele.

Tratamento

A dermatite seborreica é uma doença que compromete a aparência do indivíduo, e quando não tratada, pode levar ao desconforto social e à baixa da autoestima. Embora não exista medicação que acabe definitivamente com a doença, seus sintomas podem ser controlados.

Evitar a ingestão de alimentos gordurosos, de bebidas alcoólicas e não tomar banho muito quente são medidas auxiliares no combate aos sintomas.

O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de sabonetes, xampus, loções capilares ou cremes, que podem conter anti-fúngicos ou corticoesteróides, entre outros componentes. Em casos muito intensos, medicações via oral podem ser utilizadas.

O tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, e deve ser indicado por um médico dermatologista.