Categorias: DestaquesNotícias

Bufada é sim um excelente exercício vocal

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Um dos assuntos mais comentados da semana foi a bufada que a apresentadora Patrícia Poeta deu durante uma transmissão ao vivo do Jornal Nacional (confira aqui o vídeo). Sem saber que a imagem já estava sendo transmitida, a bela foi flagrada em ação e internautas se apressaram na interpretação da cena, atribuindo a atitude ao tédio, ao cansaço e até mesmo a uma certa antipatia – o que, convenhamos, é uma injustiça com a moça. No final das contas, tudo não passa mesmo de um bom e eficiente exercício de Fonoaudiologia.

“Aquilo que o telespectador viu era, sim, um exercício que é muito comum para quem trabalha utilizando a voz. Tecnicamente, chamamos essa bufada de relaxamento de lábios. Isso é feito associado à respiração. A pessoa inspira o ar profundamente e solta, fazendo a vibração dos lábios (parecendo uma bufada de cavalo). Isso melhora a articulação e a fala”, explica a fonoaudióloga Joyce Fialho.

A especialista explica que o apresentador de TV ou qualquer outro profissional que viva da voz é como se fosse um atleta que precisa passar por aquecimento antes de entrar em ação. “As pregas vocais e todos os demais componentes do aparelho fonador também precisam de aquecimento e relaxamento”, ressalta.

De acordo com Joyce, os movimentos também são de grande valia para quem não trabalha com locução. Afinal, no nosso dia a dia, somos confrontados por diversos momentos em que a tensão ou o estresse, por exemplo, acabam por deixar a voz tensa ou, então, trêmula.

Dessa forma, “os exercícios são bastante úteis para nos preparar para momentos onde a timidez, a vergonha ou mesmo o medo de falar em público nos atrapalham”, exemplifica ela.

Ao comentar o flagrante dado na colega de bancada, o apresentador Willian Bonner chegou a citar que, de todos os exercícios fonoaudiológicos que os profissionais precisam fazer, a bufada seria o menos “esquisito”. Segundo Joyce, alguns exemplos que podem ser incluídos nessa lista são:

– Sorrisos provocados (para tonificar e relaxar a musculatura da face);
– Bocejos provocados (para melhorar a projeção vocal e a qualidade da voz);
– Rodar a língua na boca, como se estivesse limpando os dentes (para exercitar a musculatura orofacial).

Outra dica valiosa para manter a saúde vocal é ingerir muita água, ainda mais com o tempo seco que temos enfrentado ultimamente. Além disso, diante de qualquer alteração na qualidade da voz ou mesmo quando a pessoa sente dificuldade com a fala em situações específicas, sempre vale a pena recorrer a um especialista. A prescrição de exercícios específicos e medidas especiais certamente irão ajudá-lo a falar tão bem quanto os apresentadores da TV.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

4 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

5 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás