Categorias: Artigos

Nova tecnologia permite pele mais firme e melhor contorno facial em uma única sessão

Produzido por
Dra. Tallita Rezende

Dermatologista

Compartilhe

Tallita Rezende,
dermatologista

Os avanços nos tratamentos dermatológicos a laser novamente tiveram grande protagonismo no Congresso Brasileiro de Dermatologia, cuja última edição foi realizada em setembro, aqui em São Paulo. No que diz respeito ao rejuvenescimento facial, uma nova tecnologia apresenta resultados até agora inéditos, com eficácia em camadas profundas da pele, alcançada em uma única sessão.

Trata-se do Total Lift, um tratamento rejuvenescedor disponível na plataforma laser tipo Solon, que atua de uma só vez nas cinco camadas da pele da face.

Indicada para combater a flacidez, as rugas e o chamado “bigode chinês”, essa tecnologia proporciona firmeza, tonicidade para a pele e lifting facial. Tudo em uma única sessão.

Para entender como é o processo, precisamos, primeiro, conhecer a estrutura das camadas da face. De fora para dentro, temos:

1)      Epiderme (a mais superficial e visível);

2)      Derme;

3)      Subcutâneo;

4)      Músculo;

5)      Mucosa interna (parte interna da boca e bochechas).

O processo de envelhecimento acontece em todas essas camadas. Por isso, para garantir um tratamento rejuvenescedor mais amplo, é importante conseguir atuar em todas essas estruturas. E isso agora é possível com a técnica Total Lift.

O equipamento trabalha com três ponteiras em conjunto: o ultrassom microfocado, a radiofrequência microagulhada e o laser Erbium. Dessa forma, ele é o único tratamento que atinge o músculo facial, tanto de dentro para fora (através da cavidade oral), quanto de fora para dentro (através do ultrassom microfocado).

Vejamos, num ponto a ponto, alguns detalhes sobre esse processo:

  • O laser Erbium intraoral age na musculatura da face de dentro para fora. Ele eleva a temperatura do músculo em torno de 60º a 70°, de forma controlada, pelo ajuste da intensidade do equipamento. As sensações de calor são, no geral, confortáveis para a maioria das pessoas. Esse processo gera uma contratura da musculatura profunda, promovendo um efeito lift, ajudando a elevar e sustentar a musculatura superficial e a pele;
  • Já o ultrassom microfocado age na musculatura mais superficial e também na derme profunda da face. Na musculatura superficial, ele promove uma contração muscular e também uma elevação facial. Na derme, promove a neocolagênese (produção de novas fibras de colágeno) e o encurtamento das fibras da derme profunda;
  • A radiofrequência microagulhada, por sua vez, age na derme média, promovendo pontos de coagulação e imediata contração das fibras elásticas, o que resulta num espessamento dérmico.

Para complementar o tratamento, pode-se aplicar o laser Erbium 2940nm, que é um laser fracionado ablativo, na superfície externa da pele, promovendo uma melhora da textura, dos poros e das rugas finas.

Após a aplicação do Total Lift, a pele fica progressivamente mais firme, de uma maneira muito natural, com melhora do contorno facial e correção da altura das sobrancelhas, inclusive.

Cada sessão dura aproximadamente 45 minutos, sendo que o período de manutenção recomendável é de, pelo menos, uma vez ao ano. Além disso, como o procedimento não é invasivo, ele também não exige nenhum tipo de alteração na rotina do paciente.

O tratamento é indicado para qualquer pessoa, com idade entre 40 e 50 anos, que esteja sentindo a pele flácida ou com rugas, principalmente na região do sulco nasogeniano (bigode chinês). Entre as grandes vantagens da técnica, além de seu resultado imediato, está o fato de que não exige cuidados pré nem pós tratamento, além de ser completamente segura.

Outro diferencial do Total Lift é poder ser indicado para todos os tipos de pele, até mesmo as bronzeadas.

Está aí, portanto, apresentada a grande tendência que temos no momento em termos de rejuvenescimento facial a laser. Espero que tenham gostado da novidade. Na nossa próxima coluna quinzenal falaremos de uma nova técnica de rejuvenescimento íntimo, também apresentada durante o congresso. Até lá.

*Dra. Tallita Rezende, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD),  escreve quinzenalmente para o Blog da Vita.

Essa publicação foi atualizada em 26 de agosto de 2019 11:44

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dra. Tallita Rezende

Dermatologista

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

9 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

10 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

2 anos atrás