Categorias: Artigos Destaques

Por dentro do mais importante evento bienal sobre toxina botulínica

Simone Amorim,
neurofisiologista e neurologista infantil

Cá estou eu a postos para mais uma edição do evento bienal organizado pela Associação Mundial de Neurotoxinas, o Toxins. Desta vez, o encontro acontece em Copenhagen (Dinamarca), e minhas expectativas seguem como as melhores em relação a tudo o que vamos ter oportunidade de ver e acompanhar nos próximos dias, mantendo a tradição do evento, onde temos a oportunidade de trocar informações com colegas de todo o mundo e de atualizar e aperfeiçoar nossos conhecimentos e técnicas.

A edição 2019 do Toxins acontece até o próximo dia 19, em Copenhagen, na Dinamarca

“Doutora, você está sempre indo a congressos, participando de cursos e workshops. O que torna este evento particularmente especial?”, já me perguntaram alguns pacientes que me acompanham pelas redes sociais. É uma questão que achei interessante registrar também aqui no Blog, porque como pioneiros que somos na Clínica Vita no segmento das terapêuticas com toxina botulínica, importa muito mantermos pais e familiares informados a respeito do que acontece no cenário mundial nesse segmento.

O Toxins é um evento bem completo para os profissionais que atuam na área da Neurorreabilitação, nos oferecendo sempre duas grandes vertentes: a da atualização de conhecimentos essenciais sobre a molécula (toxina botulínica) – isto é, a chamada “área básica”, com a apresentação de novos estudos, conclusões e dados sobre essa estrutura bioquímica e suas interações no organismo -, e também o acompanhamento/atualização de resultados de estudos que seguem acompanhando a evolução de grupos de pacientes com comprometimentos como distonia, espasticidade, sialorreia, entre outros, oriundos de quadros como paralisia cerebral, AVC, traumatismos, etc.

Realizado a cada dois anos, o evento tem uma carga horária puxada e uma agenda ampla, imperdível para quem, como eu, estuda e atua nessa área. Na Clínica Vita, estamos em permanente atenção para mantermos atualizados os nossos protocolos e alinhados com os consensos estabelecidos em nível mundial.

São diversos painéis, workshops e palestras, numa carga horária extensa

Em 2019, completamos 10 anos de clínica, tendo, desde os nossos primeiros dias, trabalhado com as terapêuticas de Neurorreabilitação, utilizando a toxina e tendo sido os primeiros no Estado de São Paulo a fazê-lo também na área da Neurologia Infantil. É com muito orgulho que podemos dizer que nessa trajetória ajudamos a melhorar as condições gerais e a qualidade de vida de inúmeros pacientes, incluindo muitas crianças que, até então, em muitos casos, viam-se sem alternativas de tratamento.

Pouco a pouco observamos os comprometimentos neuromotores deixarem de representar uma sentença de vida vegetativa. Hoje temos um nível de conscientização muito maior sobre a importância das abordagens multi e interdisciplinares e dos tratamentos customizados. Um caminho sem volta, aberto graças a uma enorme contribuição dada pelo surgimento e pelo avanço das terapêuticas com a toxina botulínica.

No último ano, incluímos na clínica os procedimentos de administração da substância guiada por ultrassonografia – uma tendência em nível mundial, pela otimização que permite aos resultados. Durante esta edição do Toxins, também irei participar de um workshop específico sobre esse tipo de procedimento. Pelos nossos canais de comunicação, seguirei compartilhando com vocês as novidades e os tópicos mais importantes destes próximos dias aqui na Dinamarca, pois tem sido muito gratificante ver que, assim como eu, vocês também vibram e sentem-se animados diante dos avanços e das possibilidades de melhor assistência aos pacientes crônicos, que a ciência nos proporciona!

Essa publicação foi atualizada em 17 de janeiro de 2019 07:51

Disqus Comments Loading...
Compartilhe

Recentes

Médica esclarece dúvidas de telespectadores sobre distonia em programa ao vivo

Distonia é o termo utilizado para definir um distúrbio do movimento caracterizado por movimentações involuntárias, repetitivas e incontroláveis, que podem…

1 semana atrás

Enxaqueca fora de controle põe em xeque trabalho, vida social e relacionamentos

Apesar de conviver com uma patologia crônica, altamente incapacitante e comprometedora da qualidade de vida, o paciente enxaquecoso muitas vezes…

3 semanas atrás

Campanha alerta sobre impactos das dores de cabeça na qualidade de vida

"Mesmo que você tenha boas explicações para as suas dores, se você tem três ou mais episódios de dor de…

4 semanas atrás

Enxaqueca é a segunda doença mais incapacitante do mundo

Dados atualizados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) neste ano apontam a enxaqueca como a segunda maior causa de…

1 mês atrás

Autismo: desmistificar é o primeiro passo para a verdadeira inclusão

Abril é um mês dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). No último dia 02, tivemos o Dia Mundial de…

2 meses atrás

Dieta cetogênica é recomendada no controle da epilepsia

Há importantes novidades no tratamento dos pacientes epilépticos. A Liga Brasileira de Epilepsia, em seu mais novo protocolo, incorporou a…

3 meses atrás