Categorias: Artigos

Verão é tempo de tratar da pele sim!

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Quem disse que tratamentos estéticos e verão não combinam? Combinam sim! E aproveitar o período de férias para realizar alguns procedimentos é, inclusive, uma excelente maneira de começar o ano com um up no visual, curtindo os benefícios de procedimentos que podem fazer toda a diferença para o próprio bem-estar, a autoconfiança e a autoestima dos pacientes.

Sim, é verdade que existem alguns procedimentos que definitivamente não combinam nada com o período de calor e sol forte, como os tratamentos com lasers ablativos (que têm uma ação mais agressiva sobre a pele e exigem um tempo de recuperação mais longo, sem exposição ao sol). Mas isso não é motivo para deixar os cuidados dermatológicos de lado e ficar aguardando o inverno para tomar iniciativas importantes.

Existe uma série de tratamentos que podem tranquilamente ser realizados nesta época do ano. Deixá-los para depois, sem ouvir a avaliação de um especialista, é apenas adiar a possibilidade de desfrutar de resultados muito positivos!

O que vale ressaltar, entretanto, é que para QUALQUER pessoa, em QUALQUER circunstância, a exposição prolongada ao sol pode ser prejudicial à saúde. Queimaduras na pele, surgimento de bolhas e manchas, descamações e até mesmo insolação e desitratação  são riscos reais para QUALQUER indivíduo que se aventure a uma exposição excessiva ou que negligencie os cuidados de fotoproteção, mesmo tomando sol por pouco tempo nos horários recomendados!

Dito isso, vejamos agora alguns dos procedimentos que, a princípio, estão tranquilamente liberados para o verão (desde que o paciente esteja consciente da importância dos cuidados normais de fotoproteção):

– Peeling de cristal 

Esse tipo de peeling é tão prático e rápido que, nos Estados Unidos, ele é chamado de lunch peel, pois pacientes costumam aproveitar o horário de almoço para realizá-lo, voltando em seguida para as suas atividades normais, sem maiores efeitos colaterais.

O procedimento é feito com um aparelho a vácuo, que pulveriza cristais de óxido de alumínio na pele (por isso o nome “de cristal”), promovendo uma ação microabrasiva e recolhendo parte do tecido “morto”, que se desprende durante o processo.

O peeling de cristal pode ser feito em qualquer região do corpo, não exigindo rigorosa restrição de exposição normal ao sol (que poderá ser feita com moderação e o devido uso de filtro solar e de barreiras físicas de fotoproteção).

Entre as vantagens desse procedimento está o fato de preparar a pele para a ação de cremes, medicamentos e tratamentos futuros, além de renová-la.

– Tratamento da hiperidrose

O suor excessivo, chamado clinicamente de hiperidrose, é um problema bastante constrangedor, que tende a ser ainda mais incômodo durante o verão. Felizmente, hoje em dia, esse quadro conta com tratamentos bastante eficazes, que podem ser feitos em qualquer época do ano.

O primeiro passo para o controle do problema é passar por uma avaliação médica. O tratamento poderá lançar mão de medicações tópicas, orais ou, até mesmo, de pequenas intervenções cirúrgicas, dependendo do caso.

Mas a abordagem considerada atualmente como padrão-ouro para o controle da hiperidrose é a administração de injeções de toxina botulínica em pontos específicos da área afetada que se pretende tratar (axilas, mãos, pés ou couro cabeludo, por exemplo). O procedimento é rápido e não exige do paciente a suspensão de suas atividades no dia a dia.

– Tratamentos estéticos com toxina botulínica

Da mesma maneira que o tratamento para a hiperidrose, os tratamentos com injeções de toxina botulínica para amenizar rugas e marcas de expressão também não exigem do paciente suspensão de suas atividades no dia a dia.

E, da mesma forma, as injeções são administradas em pontos específicos e estratégicos, para que sejam alcançados os resultados (no caso estéticos) desejados.

Um paciente que busca um tratamento eficaz contra as rugas e marcas de expressão certamente é também alguém consciente de que a exposição excessiva e desprotegida ao sol não faz bem à pele.

A esse paciente, a recomendação após o tratamento é que siga então com os mesmos cuidados de fotoproteção: uso de filtro solar do tipo adequado para a sua pele TODOS os dias, uso de barreiras físicas de fotoproteção (como chapéus, óculos escuros, etc.) em permanências prolongadas ao ar livre, além de evitar exposição direta ao sol nos horários de maior radiação (entre as 10h e as 17h).

– Preenchimentos

Realizados por meio da injeção de substâncias como ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio, os preenchimentos são tratamentos estéticos de grande eficácia quando o objetivo é o rejuvenescimento. Atualmente, são bastante utilizados de forma combinada com os tratamentos com toxina botulínica e também podem ser realizados durante o verão.

Nesse caso, também, continua a valer o bom senso em relação a uma exposição solar moderada, feita em horários seguros e com todas as medidas de fotoproteção.

– Tratamento para flacidez com ácido polilático

A flacidez em qualquer área do corpo ocorre devido à perda ou dano ao colágeno, que é uma proteína que garante características de elasticidade, sustentação e firmeza a determinados tecidos do nosso corpo. Um dos tratamentos estéticos mais eficazes para resolver esse problema (além da mudança de hábitos por parte do paciente) é a utilização de ácido polilático na região a ser tratada, pois ele age como um bioestimulador na produção de colágeno pela pele.

Todo o procedimento é feito em consultório. Depois da aplicação de anestésico, a substância é aplicada em vários pontos pré-determinados, na área que vai ser tratada (coxas, braços ou abdome, por exemplo).

A maior recomendação após um tratamento com ácido polilático é a realização de massagens na região, colaborando para a boa distribuição do produto.

– Tratamento a laser e luz intensa pulsada (LIP)

Os diversos tratamentos a lasers do tipo não ablativo, assim como os feitos com luz intensa pulsada, estão liberados para o verão, desde que não haja exposição direta ao sol das áreas tratadas.

Assim, é possível seguir adiante, por exemplo, com depilações em áreas como axilas, virilhas ou, até mesmo, no rosto.

– Tratamentos de patologias da pele

É importante ressaltar, ainda, que todas as pessoas devem ir pelo menos uma vez ao ano ao dermatologista para um check-up geral do estado da pele e que quaisquer problemas ou alterações que surjam na pele, nos cabelos ou nas unhas também devem ser avaliados o mais cedo possível pelo especialista.

Quadros como dermatite seborreica, queda de cabelo, micoses, alergias, etc., jamais devem ser tratados com soluções caseiras ou paliativas, pois isso pode agravar ainda mais os problemas em questão. Diante de qualquer sintoma, marque logo a sua consulta com o seu especialista de confiança!

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

4 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

5 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás