Categorias: DestaquesNeurologia

Neuromodulação também mostra resultados positivos em casos de Paralisia Cerebral

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Estudos têm demonstrado que a Neuromodulação pode beneficiar o treino motor e/ou cognitivo de pessoas com Paralisia Cerebral (PC), embora ainda NÃO existam protocolos fechados para essa finalidade. O procedimento já integra variados planos de tratamentos, beneficiando inúmeros pacientes. Mas antes de haver a indicação, é necessária uma atenta avaliação do caso específico, levando em consideração critérios como: as características do agravo cerebral (em termos de localização e de extensão, entre outros aspectos), o nível de comprometimento do paciente e as suas comorbidades, assim como o seu estado clínico geral, etc.

Tanto a indicação, quanto a escolha da melhor técnica de Neuromodulação e demais detalhes do plano terapêuticos são decididos apenas após uma atenta avaliação individualizada do caso

O plano terapêutico é sempre discutido e alinhado em conjunto, por uma equipe formada por especialistas, que em geral conta com um neurologista (infantil ou adulto) que acompanhe o caso do paciente e que tenha conhecimentos e capacitações para as técnicas de Neuromodulação, além de um fisioterapeuta neurofuncional, com formação específica para esse procedimento, que geralmente é o profissional responsável por conduzir diretamente as sessões.

A forma como esses processos terapêuticos são conduzidos é, a propósito, um excelente exemplo sobre como funciona a questão da inter e da multidisciplinaridade,  tão importantes no acompanhamento das pessoas em processo de Neurorreabilitação. Pois trata-se de um trabalho em equipe, que beneficia diretamente ao paciente, uma vez que exige grande troca de informações e ponderações entre os especialistas, a partir de estudos atentos dos casos, avaliações dos exames, dos laudos, do cruzamento de impressões em relação às avaliações físicas, assim como as observações da evolução do quadro, levando em conta diversos indicativos. Ou seja, é um acompanhamento e uma atenção à situação específica, que se estendem para muito além do tempo da sessão terapêutica em si.

Que resultados esperar?

Como em Neurorreabilitação cada caso é único, o resultado a ser perseguido dependerá de variáveis como as já descritas acima, além de diversas outras. Em termos de Paralisia Cerebral, é importante ter em mente que o paciente com esse diagnóstico apresenta, em alguma área do cérebro, uma lesão/problema permanente, de caráter não evolutivo – ou seja, o agravo cerebral não progredirá, mas estará ali, por toda a vida. Sendo assim, as melhorias almejadas em cada situação devem perseguir parâmetros realistas, visando os ganhos funcionais POSSÍVEIS dentro de cada realidade.

Entre os terapeutas, é comum referirem também que a Neuromodulação propicia o chamado “efeito primer” nos pacientes, isto é: ele prepara o campo (no caso, o cérebro) para uma maior receptividade e melhores respostas às demais abordagens terapêuticas, como no caso da Terapia Ocupacional, da Fonoterapia e da Fisioterapia convencional. Não são raros os casos em que se observam resultados otimizados nessas sessões, em pessoas submetidas a tal procedimento.

CLIQUE AQUI para ver os conceitos básicos a se ter em mente diante de um diagnóstico de Paralisia Cerebral.

LEIA TAMBÉM sobre a importância do uso precoce da toxina botulínica em pacientes com PC

Essa publicação foi atualizada em 19 de outubro de 2021 12:25

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás