Categorias: Notícias

“Manhãs da Vita”: especialistas esclarecem ao vivo dúvidas sobre temas de saúde

Compartilhe

Temos uma novidade para você: a partir deste mês, uma vez por semana, um especialista do nosso Corpo Clínico estará ao vivo em nosso Instagram (@clinicavita ), falando sobre algum tema relevante sobre saúde e esclarecendo questões enviadas pelos internautas. As “Manhãs da Vita” terão formato de lives, com entrevistas conduzidas por um jornalista. Nossa estreia aconteceu na última sexta-feira, dia 17, com a presença da enfermeira Tuane Pacheco, que deu importantes orientações sobre como o conceito de biossegurança pode ser aplicado no dia a dia das famílias, enquanto mostrava também as adequações empreendidas nas rotinas da clínica, frente à realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Já nesta semana em que se celebra o Dia Mundial do Cérebro (22/07), quem estará ao vivo no canal, na quinta-feira, dia 23, é a nossa diretora clínica, a neurofisiologista e neurologista infantil, Simone Amorim, falando sobre neuroplasticidade. Nos últimos anos, grandes e importantes descobertas têm sido feitas nessa área, contribuindo para o surgimento de novas condutas terapêuticas e novas abordagens nos tratamentos empreendidos na Neurologia (adulto e infantil), sobretudo no campo da Neurorreabilitação. A médica falará sobre esses avanços e explicará como o conceito de plasticidade cerebral tem mudado paradigmas em relação à saúde do cérebro e o que todos nós podemos fazer em benefício da mesma.

Para acompanhar a live ao vivo, é necessário ter um perfil na rede Instagram e clicar na transmissão. Posteriormente, os vídeos ficam disponíveis também no mural da clínica e, gradativamente, serão também disponibilizados para o Facebook. O envio de perguntas sobre os temas semanais poderá ser feito pelas ferramentas disponibilizadas nos stories, via direct (mensagem de texto) ou, até mesmo, nos comentários dos nossos posts (todas as formas de interação são sempre muito bem-vindas!).

Orientações e dicas de especialistas

“Quem conhece a Clínica Vita sabe do nosso compromisso com a oferta de serviços de Medicina com alta qualidade e eficiência (afinal, essa é a nossa missão!) e o quanto os nossos canais de comunicação sempre foram meios de difundir informações seguras e bem fundamentadas sobre saúde. Tem sido assim ao longo dos últimos 10 anos e, agora, durante esta pandemia, sabemos o quanto um Corpo Clínico como o nosso – formado por especialistas com grande bagagem em suas respectivas áreas – pode contribuir para o esclarecimento e a orientação das pessoas”, observa Simone Amorim.

A médica ressalta que o novo projeto visa promover uma interação direta entre os profissionais e as pessoas que estão em casa neste momento, com muitas dúvidas não só a respeito da Covid-19, mas também em relação aos cuidados gerais de saúde e a como prosseguir com seus tratamentos e com as medidas preventivas para as outras doenças. “Estes novos tempos têm exigido de todos muitas revisões de hábitos e de conceitos. É natural que as pessoas se sintam mais carentes e ávidas por orientações, para se sentirem mais seguras. Cabe a nós, profissionais de saúde, oferecer essas respostas com agilidade, dentro dos meios que estiverem em nossas mãos, pois o suporte à saúde, os cuidados, a prevenção e os tratamentos não podem parar esperando a pandemia passar”, salienta.

Dicas de biossegurança

Tuane Pacheco, enfermeira da Clínica Vita: orientação para que os pacientes prossigam seus tratamentos com segurança

A entrevista da última semana, com as orientações da enfermeira Tuane Pacheco sobre biossegurança pode ser vista na íntegra clicando aqui neste link. Logo aqui abaixo, deixamos também um resumo das principais dicas e explicações dadas por ela durante a live:

  • O que é biossegurança: é o conceito que reúne um conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção de pessoas que trabalham e/ou circulam por áreas/situações de risco biológico. Antes muito associado apenas a atividades específicas, como as que envolvem serviços de saúde, manipulação de produtos de químicos, alimentos, etc., hoje, com o cenário da pandemia que enfrentamos, a noção desse princípio veio para ficar no dia a dia das pessoas, assim como a adoção de cuidados adicionais na rotina doméstica e nas atividades sociais.
  • Novos procedimentos: para que o trânsito de pessoas ocorra das formas mais seguras e confortáveis possíveis, a Clínica Vita adotou novos sistemas para a circulação e a permanência em suas áreas comuns. Por exemplo: para garantir que o distanciamento social seja cumprido, sem implicar em afastamento do paciente de seu(s) acompanhante(s), as atendentes orientam e acomodam aqueles que estão no aguardo do atendimento. Tuane lembrou no entanto que o momento convoca todos a uma revisão geral de condutas, dando diversas dicas de atitudes positivas nesse sentido, tais como: ser criterioso nas saídas de casa (sair para o essencial e evitar locais de aglomeração), orientar-se bem com o médico sobre o momento de retorno ao consultório e a condução do tratamento médico (considerando a possibilidade de telemonitoramento/teleconsulta, mas sem negligenciar quando houver indicação para comparecimento presencial), redução no número de acompanhantes e maior rigor na observação dos horários (para evitar atrasos e/ou esperas prolongadas), dentre outras.
  • Uso de máscara: hoje o acessório deve fazer parte da rotina de todas as pessoas ao saírem de casa. Na clínica, os profissionais de todos os setores trabalham com esse equipamento, que também é solicitado aos pacientes e seus acompanhantes (a exceção são as crianças menores de dois anos, pelas razões explicadas pela Dra. Simone Amorim, aqui neste vídeo). Tuane lembra que esta é a orientação atual da OMS, após ser constatado a drástica diminuição da circulação do novo coronavírus entre grupos populacionais que aderiram ao uso massivo das máscaras.
  • Álcool em gel: o cuidado redobrado com a higiene das mãos também veio para ficar e deve estar presente em todas as atividades do dia a dia, conforme explicou a enfermeira. Na clínica, dispensers de álcool em gel foram instalados já no hall dos elevadores, para que as pessoas possam fazer uso logo na chegada e também ao irem embora. As áreas internas também são servidas com esses dispositivos, além dos banheiros acessíveis com água e sabão.Saiba mais: veja aqui no link seis hábitos indispensáveis dentro do chamado “novo normal”

Essa publicação foi atualizada em 22 de julho de 2020 16:02

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Vida social mais ativa estimula massa cinzenta no cérebro do idoso

Um estudo recente, divulgado pela Universidade de Pittsburgh (EUA), mostrou que uma vida social ativa tem impacto direto na manutenção…

1 semana atrás

Você sabia que existe um médico especialista em dor?

Sim, existe um Dia Mundial de Combate à Dor e ele é assinalado agora, a 17 de outubro. Estima-se que…

2 meses atrás

Música traz benefícios diretos para o Processamento Auditivo Central (PAC)

Muitas pessoas nem sequer desconfiam que têm o Transtorno do Processamento Auditivo Central, mas enfrentam diversos prejuízos por causa disso,…

2 meses atrás

Neuroplasticidade: a incrível capacidade de adaptação do cérebro humano

Que o cérebro humano é um fantástica central de processamento de informações, programação e distribuição de comandos, você certamente já…

4 meses atrás

AVC: uma pandemia silenciosa

Os acidentes vasculares cerebrais são hoje as principais causas de incapacidade em todo o planeta e a segunda maior causa…

5 meses atrás

Pandemia aumenta riscos de complicações em pacientes com doenças crônicas

Os riscos da pandemia do novo coronavírus vão muito além da Covid-19. Após quase um semestre de mudanças na rotina…

5 meses atrás