Categorias: NeurologiaNotícias

Epilepsia pode apresentar um conjunto variado de sintomas

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

As convulsões estão entre os sintomas mais prevalentes e mais assustadores da epilepsia. Mas o que pouca gente sabe é que existem outras manifestações que também são indicativas desse quadro e que, por isso, merecem ser observadas por um especialista. Dentre elas, podemos destacar situações como confusão temporária e/ou perda de consciência e alterações temporárias nos sentidos (visão, audição ou paladar, por exemplo).

A neurofisiologista e neurologista infantil, Simone Amorim, diretora clínica da Vita, explica que as características das crises de epilepsia variam entre os pacientes, pois dependem da zona do cérebro afetada e da intensidade com a qual o problema se manifesta. Segundo ela, nem sempre os típicos movimentos (espasmos) incontroláveis dos membros superiores e inferiores estão presentes. Por outro lado, alterações de comportamento e humor podem também estar relacionados ao quadro epiléptico.

Alterações de sono, comportamento ou de sentidos estão entre os itens observados pelos especialistas, na investigação da epilepsia

“Em uma crise epiléptica o que acontece é um momento de hiperatividade das células cerebrais, isto é, uma atividade neuronal excessiva ou simultânea, resultante de uma disfunção temporária da atividade elétrica cerebral, que geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos. Isso pode afetar a pessoa de diversas formas, manifestando os mais diversos sintomas, inclusive na parte comportamental”, explica a especialista, ressaltando que não são raros os pacientes que relatam sensação de déjà vu (impressão de já ter vivenciado alguma situação), episódios de medo, pânico e ansiedade, por exemplo.

Problemas cognitivos, deficits de atenção, alterações de sono também são outras situações que podem estar relacionadas à ocorrência de crises epilépticas. Daí ser tão importante a avaliação médica quando a criança ou adulto apresentam alterações ou dificuldades nessas áreas.

Para investigar a presença da epilepsia, além de observar o histórico clínico, o médico em geral solicita um eletroencefalograma e exames de imagem, como tomografia de crânio ou ressonância magnética de encéfalo.

Na presença de um ou mais destes sintomas, procure avaliação médica:

  • Confusão temporária e/ou perda de consciência;
  • Movimentos incontroláveis dos membros superiores e inferiores;
  • Transtornos a nível dos sentidos (em particular da visão, audição e paladar);
  • Perturbações de humor ou de outras funções cognitivas;
  • Episódios de medo e ansiedade sem razão específica ou sensação recorrente de “déjà vu”

Essa publicação foi atualizada em 6 de março de 2020 11:42

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás